Café em grãos: tudo o que você precisa saber para ter um moedor de café em sua casa

Café em grãos: tudo o que você precisa saber para ter um moedor de café em sua casa

Agora que você já sabe a diferença entre café gourmet, superior e tradicional, poderá fazer uma compra consciente dos grãos gourmet que mais agradem o seu paladar. Você tem a opção de comprar seu café em pó, mas também em grãos . Para tanto, é necessário ter um moedor de grãos de café em sua casa. Mas, como escolher o moedor (ou moinho) de café mais adequado as suas necessidades? É isso o que descobriremos a seguir.

Embora as máquinas de café estejam presentes nos mais diversos ambientes, de restaurantes a empresas, pessoas comuns se interessam em saber como escolher um bom moedor de café. Afinal, nada mais conveniente e saboroso que um café bem fresquinho com grãos moídos na hora!

Marca, tamanho e regulagem de moagem são itens importantes que devem ser avaliados. Isso porque os moedores de grãos que são usados em residências são bem diferentes dos que se usam em estabelecimentos comerciais.

Para quem está dando os primeiros passos na utilização de moedores em casa, os moedores caseiros podem ser elétricos ou manuais; eles têm uma lâmina de aço inox que lembra aquela do liquidificador.

Por serem menores, os moedores manuais são ótimos para carregar para onde quer que você vá. Alguns têm até graus de moagem para um grão mais grosso ou mais fino. Moer o grão em casa cria uma atmosfera toda especial e diferente, além de deixar o ambiente com o aroma do grão utilizado, uma verdadeira experiência sensorial!

Os moedores manuais têm a vantagem de terem um preço mais acessível pois, como o nome já diz, seu manejo se faz com as mãos através de uma manivela. Já os automáticos são mais ágeis e proporcionam uma moagem mais uniforme.

Há moedores de café que definem a granulometria, ou seja, a dimensão dos grãos do pó final, o que ajuda na escolha do tipo desejado: filtro, cafeteira italiana, prensa francesa, espresso, etc. Quanto ao mecanismo de moagem, podem utilizar lâminas, discos ou lâmina cônica.

Quanto à capacidade do moedor, pode ser para 40g de grãos de café, 70g, 120g, 250g ou mais. Alguns moedores com capacidade para 120g possuem 12 níveis de moagem e são ideais para quem prefere saborear um bom café espresso. Existem moedores semiprofissionais com 25 níveis de moagem e capacidade para 250g de grãos de café.

Claro que existe a possibilidade de você moer os grãos no liquidificador, no processador de alimentos, no mixer, num pilão ou até mesmo de outras formas, mas ao utilizar o moedor adequado, você mantém o aroma e as características originais do café.

Máquina de café italiana multibebidas

Como vimos, é essencial contar com o moedor certo para tirar o melhor proveito do preparo do café com grãos gourmet. Mas não são apenas os moedores elétricos e manuais que contribuem nesse processo. As máquinas de café espresso podem fazer esse trabalho em larga escala proporcionando a clientes e visitantes uma deliciosa experiência de degustação.

Você já ouviu falar da máquina italiana multibebidas, semiautomática e compacta Bianchi LeiSa? Pois então, no próximo post vamos contar para você sobre as vantagens dessa maravilhosa máquina que só falta falar, de tão eficiente e maravilhosa que é!

Pensando no aluguel de uma máquina de café? Saiba que nossos clientes têm a garantia de instalação grátis, manutenção em até 24 horas, contrato sem fidelidade e troca de peças ou máquina sem custos em caso de defeitos.
Entre em contato conosco e solicite mais informações. Atenderemos você com o maior prazer! Aluguel de máquina de café para o preparo de um delicioso café gourmet é na Coffee Show!

Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb