As diferentes formas de se personalizar um café

As diferentes formas de se personalizar um café

Muitas pessoas gostam de tomar o “seu café”, ou seja, preparar o café do seu jeito ou pedir que a bebida seja preparada do jeito que mais gosta. Há quem prefira café bastante açúcar. Por outro lado, há quem opte pelo adoçante ou até mesmo quem prefira degustá-lo puro. Os mais exigentes fazem questão até de uma “decoração” no café, uma personalização ou como se usa muito hoje em dia, uma customização. E é sobre isso que trataremos hoje no blog Coffee Show: as diferentes formas de se personalizar um café.

A palavra “personalização” é empregada no sentido de adaptar, adequar, customizar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; mudar algo para que sirva melhor aos requisitos de alguém, isto é, ao gosto do cliente.

Falando de café, você sabia que a temperatura da bebida pode ser determinada e isto pode, inclusive, influenciar em seu sabor? Ferver a água para preparar o seu café poderá acentuar o amargor e acidez do pó. A temperatura ideal para passar o café é entorno de 90 graus, pouco antes da fervura, que acontece aos 100.

A personalização do café também pode passar pela moagem do grão. Grãos que são moídos e ficam mais grossos fazem a água quente passar mais rápido, resultando num café de sabor mais fraco. Por outro lado, pó muito fino faz a água passar bem devagar deixando seu sabor bem mais intenso. As diferentes máquinas de café têm moagens específicas que resultarão em cafés personalizados. Veja só o nome do café de acordo com o tipo de moagem:

• Moagem bem grossa – Prensa francesa
• Moagem grossa – Chemex
• Moagem média – Moka
• Moagem média fina – Filtro comum
• Moagem fina – Espresso
• Moagem Extrafina – Café turco

Quem busca por café gourmet mais aromático e fresco deve procurar utilizar café em grãos. O café moído oxida mais rápido, o que resulta na alteração de seus sabores e características naturais.

Vale lembrar: nunca armazene o café na geladeira. A umidade do local expõe pó e grãos à umidade, com impactos no aroma e sabor. Do mesmo modo, a luz contribui para o envelhecimento precoce dos grãos. Assim, guarde seu café em recipiente opaco com recipiente bem tampado e o mantenha em um local seco e de temperatura amena.

Você também pode customizar seu café com a cor do recipiente escolhido para degustá-lo. Uma pesquisa liderada pelo psicólogo George Van Doorn se propôs a investigar se a percepção das pessoas sobre o café seria influenciada pela cor da xícara na qual o líquido seria bebido. E advinhe só: de acordo com o estudo, canecas brancas aprimoram a intensidade do café!

Dizem que o café ideal deve ser degustado em xícara branca de porcelana, previamente aquecida para que o sabor seja destacado e a temperatura se mantenha constante.

Você também pode personalizar seu café gourmet com flores, corações, bichinhos, rostos e até palhaços que poderão ser feitos sobre a bebida através das técnicas “free pour” ou “pouring” em que o barista cria a forma desejada a partir da maneira como derrama o leite sobre o café. Por meio de “sketching” ou “grafismo”, utiliza-se calda ou palitos para os desenhos. Há, ainda, o “Latte Art”, técnica utilizada para desenhar com leite vaporizado.

Como você pode conferir, existem várias maneiras de personalizar seu café para que além de delicioso ele fique bonito também!

Aqui no blog temos explorado muitas curiosidades sobre o café. E como você já sabe, nós brasileiros amamos um bom café, sobretudo aquele de qualidade equiparável ao café gourmet.

Agora que você conheceu algumas dicas para personalizar seu café, saiba que a Coffee Show é uma empresa focada na locação de máquinas de café e multibebidas para o preparo de cafés personalizados.

Entre em contato conosco e solicite mais informações. Atenderemos você com o maior prazer! Aluguel de máquina de café para o preparo de um delicioso café gourmet é na Coffee Show!

Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb