Quais países mais produzem café no mundo?

Quais países mais produzem café no mundo?

Acredite se quiser: estima-se que são consumidas no mundo, todos os dias, aproximadamente 3,5 bilhões de xícaras de café. Depois da água, o café é a segunda bebida mais consumida, e a segunda mercadoria mais negociada no mundo, atrás apenas do petróleo. E, apesar do incontável número de produtores mundo afora, vamos apresentar a seguir quais países mais produzem café no mundo. Você irá se surpreender!

Quando falamos em produção mundial de café devemos levar em conta mais de 50 países produzindo anualmente em torno de 155 milhões de sacas de 60 quilos de café em aproximadamente 10,5 milhões de hectares. Do total mundial, em torno de 63% dos grãos são produzidos nas Américas Central e do Sul, 30% na Ásia e 7% na África.

A zona chamada de “Cinta do Café” encontra sua origem na África, ligando o trópico de Câncer ao Trópico de Capricórnio. Cerca de 70% da produção de café advém da planta de café arábica e 30% da planta robusta.

A seguir, conheça os 9 maiores produtores de café do mundo e suas características, uma classificação feita pela International Coffee Organization, e estatísticas de produção do ano de 2014 publicadas pela COCAPEC – Cooperative of Coffee Growers and Agriculturists em julho/2017.

1 - Brasil
O país assume a liderança de maior produtor de café do mundo há mais de 100 anos, ultrapassando a marca de 3 bilhões de quilos de grãos. As plantações em solo brasileiro cobrem mais de 30.000 km² , sendo Minas Gerais, São Paulo e Paraná os maiores produtores.

2 - Vietnã
Durante e após a Guerra do Vietnã o país asiático contou com a produção e exportação de café para manutenção de sua economia. Nesse país que já produziu mais de 2 bilhões de quilos de grãos o café é consumido com leite condensado.

3 - Colômbia
O café da Colômbia é famoso no mundo todo, inclusive pela divulgação da marca de cafés colombianos Juan Valdez. O país já produziu mais de 800 milhões quilos de grãos.

4 - Indonésia
O segundo país asiático desta lista já produziu mais de 580 milhões quilos de grãos, tendo nos grãos robusta sua maior produção.

5 - Etiópia
Mais da metade das exportações da Etiópia são provenientes da produção de café. Estima-se que 15 milhões de cidadãos sejam empregados na produção de café no país africano.

6 - Índia
Na Índia os grãos são produzidos por pequenos produtores e cultivados em condições de chuvas de monção. Por ser plantado ao lado de especiarias como cardamomo e canela, o café indiano ganha um sabor picante e aromático.

7 - Honduras
Estima-se que o país da América Central já produziu mais de 285 milhões de quilos de grãos. Em Honduras os grãos de café são usados principalmente em blends (misturas de grãos), portanto, menos apreciados pelos consumidores.

8 - México
O oitavo país da lista é responsável pela maior parte das importações do café dos E.U.A. Produz predominantemente grãos de alta qualidade, arábica, em um volume superior a 250 milhões de quilos de grãos.

9 - Uganda
Segundo país africano dentre os 10 maiores produtores globais de café, Uganda já produziu mais de 245 milhões de quilos de grãos e é a principal nação exportadora da região central africana.

Gostoso saber todas essas informações, não é mesmo? Mas, você não acha que, mais gostoso ainda seria tomar um café extraído numa das máquinas de café espresso ou multibebidas da Coffee Show?

A Coffee Show é uma empresa especializada em locação, vendas e manutenção de máquinas de café espresso e de multibebidas, e fornecimento de insumos para o abastecimento das mesmas.

Entre em contato conosco e solicite mais informações. Atenderemos você com toda atenção e agilidade. Aluguel de máquina de café é na Coffee Show!

Planeta Café - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb