7 jeitos diferentes de usar a borra de café

7 jeitos diferentes de usar a borra de café

Você sabia que a borra de café pode ser reutilizada de muitas maneiras? Depois de passar aquele cafezinho gostoso, além de se beneficiar do prazer de degustar uma deliciosa bebida, ainda é possível dar destinações bastante úteis aos resíduos orgânicos. De repelente de pulgas a redução da celulite, confira a seguir 7 maneiras de usar a borra de café.

PREVENÇÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

Uma pesquisa realizada em 2015 pela NCBI Resources indica que o pó de café contém substâncias que bloqueiam a reprodução dos ovos do mosquito da dengue. Dessa forma podemos considerar o uso da borra de café como mais uma arma na prevenção contra a proliferação da doença. Para tanto, pode-se espalhar o pó (integralmente ou misturado com areia) em locais susceptíveis a acúmulo de água.

COMPOSTAGEM / ADUBO ORGÂNICO

Por ser um produto orgânico, o café contém diversos nutrientes importantes. Por essa razão, seus resíduos podem ser utilizados como adubo caseiro para enriquecer suas plantas e hortas. O processo chamado compostagem consiste na decomposição natural dos resíduos orgânicos por meio de micro-organismos que o transformam em matéria orgânica que enriquece as plantas.

LIMPEZA DOMÉSTICA

Utilize borra de café para limpeza de cinzas de lareiras, churrasqueiras e utensílios engordurados. Os resíduos também são excelentes para remoção da sujeira de pias da cozinha ou banheiro.

ESFOLIANTE DE PELE

A textura da borra de café favorece uma boa esfoliação corporal. Utilize com o óleo corporal de sua preferência e desfrute os benefícios proporcionados pelo aumento do fluxo sanguíneo e remoção de células mortas de um jeito simples e econômico.

REDUZ A APARÊNCIA DA CELULITE

A infecção bacteriana causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas pode ter seus efeitos minimizados com o uso de borra de café. Aplique duas vezes por semana com óleo de coco e faça movimentos contínuos por alguns minutos no local acometido pela celulite. A massagem favorece a circulação sanguínea e a quebra de gordura, contribuindo para minimizar os efeitos do problema subcutêneo.

ESTÍMULO AO CRESCIMENTO DOS CABELOS

Estudos apontam que a cafeína, assim como a borra de café, favorece o crescimento do cabelo humano. Assim, aplicar borra de café com movimentos circulares no couro cabeludo até duas vezes por semana pode ajudar a controlar a calvície.

ANTI-PULGAS

Você sabia que a borra de café é um repelente natural contra pulgas? Após o banho, esfregue a borra do café ainda úmida no pelo do seu animal de estimação. Dessa forma, você protege seu animal de maneira segura e sem gastar nada por isso.


Gostou do conteúdo? Aprende algo novo? Então, compartilhe essas dicas e ajude mais pessoas a reaproveitarem a borra de seu café de maneira bem útil.


Precisando de alugar máquina de café? Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Atenderemos você com a máxima atenção e agilidade. Aluguel de máquina de café é na Coffee Show!


Planeta Café - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb