Descubra 21 diferentes maneiras de preparar seu café em casa

Descubra 21 diferentes maneiras de preparar seu café em casa

Você que adora um café sabe que ele não pode faltar em casa, até mesmo para visitas ou em reuniões. Mas, sabia que também existem vários tipos de café para sair da mesmice? Acompanhado no café da manhã ou após as refeições listamos 21 tipos de café para você descobrir seu favorito e se deliciar.  

1.   Expresso

Preparado com os mesmos grãos do café tradicional, o expresso diferencia em seu modo de preparo. Requer pressão proporcionada através da água quente, para isso é indicado uma máquina específica. O indicado é se preparar de 7g à 9g em água quente à 90ºC.  

2.   Americano

Sendo considerado um expresso mais fraco, o café americano apresenta uma maior proporção de água em relação a quantidade de café. A quantidade de pó indicada se refere a mesma do expresso, de 7g à 9g, mas cuidado! caso o café seja despejado antes da água fervente pode alterar a cremosidade da bebida.

3.   Latte Macchiato

Com raízes italianas o latte macchiato se trata de um “leite manchado”. Ele é basicamente um expresso com uma camada de espuma de leite – para isso será necessário ¼ de leite integral; quando agitado, forma a espuma que em junção ao café torna a bebida esperada. Caso não possua a máquina adequada, a espuma pode ser substituída por chantilly.

4.   Expresso Duplo (ou doble)

Sugerido pelo nome o expresso é exatamente o dobro do expresso, normalmente possui em torno de 250ml.

5.   Café com Leite

Quem não se lembra de tomar café com leite no café da manhã, ou ainda, de ter convivido com ele durante toda a vida? Para recriar a bebida tão famosa entre os brasileiros, basta inserir a mesma proporção de leite e café para se deliciar.

6.   Café Cortado

Criado a partir do café com leite, o cortado possui uma proporção diferente, uma maior quantidade de café para menos ½ de leite.

7.   Café Lágrima

Diferente do nome, o café lágrima só gera alegria aos adoradores de plantão. Diferente do cortado, a quantidade de leite é maior em relação a proporção de café, podendo ser servido com leite quente ou espuma.

8.   Caribenho

Considerado um drink, o café caribenho leva rum em sua composição, podendo ainda ser substituído por martini. Em duas xícaras de café expresso adicione uma dose de rum e chocolates salpicados para completar. Caso prefira, é possível adicionar ainda chantilly ao topo da bebida.

9.   Capuccino

Outra tradicional bebida italiana, o capuccino é composto por café solúvel, leite em pó, chocolate em pó, canela, açúcar ou adoçante e bicarbonato de sódio (para dar consistência). Basta bater no liquidificador por 30 minutos, até que fique homogêneo e servir com chantilly ou a maneira que desejar.

10. Irlandês

Assim como o caribenho, o Irlandês leva bebida alcoólica em sua composição, o uísque. Em um copo misture o café, açúcar e uísque – por fim adicione chantilly, e sirva em seguida.  

11. Submarino

Um dos cafés mais fáceis de se preparar, você vai precisar de café solúvel, leite quente, chocolate em tablete e chantilly. Em uma xícara adicione o chocolate em tablete, despejando em seguida o café e leite quente, finalize com chantilly e raspas de chocolate.

12. Mocha (ou mocaccino)

Podendo ser servido de modo trifásico, ou de uma vez você precisará dos seguintes ingredientes: calda de chocolate, leite vaporizado, chantilly e café expresso. Para o café trifásico, adicione o café, em seguida a calda de chocolate e o leite, finalizando com chantilly. Caso deseje algo mais homogêneo, basta seguir a mesma proporção e ir misturando os mesmos.

13. Caramelo Macchiato

Similar às linhas de macchiato, o caramelo macchiato é feito com café expresso, extrato de baunilha, calda de caramelo e leite integral. Misture a calda de caramelo com o expresso, em seguida acrescente o extrato de baunilha misturando, por fim o leite vaporizado. Sirva com chantilly.

14. Licor de Café

Se você é fã de café e álcool, não pode ficar por fora dessa receita. Assim como outras bebidas citadas, essa leva bebida alcoólica em sua composição – fácil de ser preparada e também serve de base para outras bebidas. Sua composição consiste em leite condensado, vodca ou cachaça, café em pó solúvel e essência de baunilha. É possível servir a bebida gelada, ou ainda, em temperatura ambiente.

15. Amaretto

 O amaretto, assim como o próprio nome diz, leva o licor de amaretto. Basta misturar com o licor de café e servir como chantilly, se preferir.

16. Quitafrio

Preparado com mel e especiarias essa bebida é especial para espantar o frio. Os ingredientes são: café forte ou expresso, leite, uísque ou rum, mel, canela e noz-moscada. Misture tudo em um liquidificador até apresentar uma mistura homogênea – por fim finalize com canela e noz-moscada.

17. Expresso Panna

Considerado simples, o panna é adoçado levemente com creme de leite ou chantilly. Basta preparar uma xícara de expresso e despejar os ingredientes em cima, podendo ser finalizado com canela sobre o chantilly.

18. Café Árabe

Obtido por um café bem moído e fino, o café árabe se distingue de acordo com seu modo de preparo. Leva apenas café e água fria em sua receita, assim que a água ferver pela primeira vez mexa em sentido horário; na segunda vez em sentido anti-horário e por fim, em sentido horário novamente. Se preferir assentar o pó, basta inserir um pouco de água fria e servir.

19. Breve

A diferença do café breve, é que o mesmo apresenta leite e espuma na mesma proporção. Em uma xícara de expresso, basta inserir o leite e a espuma em mesma quantidade.

20. Havaiano

O havaiano apresenta leite de coco e uma apresentação característica em sua composição.  Os ingredientes são: café coado, coco queimado ou fresco, leite de coco, leite integral, óleo de coco e açúcar ou adoçante a gosto. Misture o leite de coco com o café coado, em fogo baixo, espalhe o óleo de coco no copo em que pretende servir e finalize com coco espalhado na borda do copo.

21. Cremoso

Para aqueles que gostam de espantar o frio, o café cremoso é ideal! Muito saboroso, leva em sua composição: café solúvel, chocolate em pó, açúcar ou adoçante a gosto e leite quente. Misture o café com o chocolate, bata até que a mistura fique fina e fofa – por fim adicione o leite quente, e misture novamente.    

Quem é apaixonado por café de qualquer tipo vai se encantar e sair da mesmice com essa seleção. Qual foi o seu preferido? Envie para aquele amigo ou amiga apaixonados por café!

Com informações da Seleções Header’s Digest.

Precisando alugar máquina de café? Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Atenderemos você com a máxima atenção e agilidade. Aluguel de máquina de café é na Coffee Show!

 


Planeta Café - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb