O que é Café Gourmet?

O que é Café Gourmet?

O café é uma das iguarias mais importantes da nossa cultura, história, tradição e da economia e o Brasil, é o maior produtor e exportador do mundo deste produto. Nosso país é sinônimo de café e por isso o brasileiro já incorporou esta bebida na sua vida diária fazendo questão de degustar sempre o melhor. E, se for para degustar o melhor, vamos então falar de “Café Gourmet”.

E afinal, o que é “Café Gourmet”? É a bebida adquirida através de grãos de qualidade superior e exclusivo. Possui sabor mais acentuado, intenso, aroma envolvente com gosto mais adocicado, equilibrado e fino.

Vindo das melhores fazendas do Brasil, esses grãos são qualificados por profissionais treinados – os baristas, que provam e analisam cada tipo de grão. As safras gourmet são normalmente vendidas no mês de janeiro de cada ano e os grãos são 100% arábica. Isto quer dizer que são produzidos em altitudes maiores com plantios acima de 800 metros do nível do mar. No Brasil, este grão é plantado em altitudes de 1200 metros.

Estes cafés especiais podem também ser apresentados em pó ou cápsulas, não alterando com isso sua qualidade e sabor. Sua seleção é rigorosa e só podem ter 5% de grãos defeituosos, isto é, grãos quebrados, pretos, verdes ou brocados. Também precisam ter um certificado para que as pessoas saibam a procedência do produto; é o seu selo de qualidade. Outros defeitos do café estão relacionados à produção na lavoura, isto é, frutos colhidos fora do tempo ideal, além de secagem e armazenagem inadequadas.

A produção de café é bastante complexa. Os frutos são colhidos e espalhados em um grande terreiro para secarem ao relento. Os grãos colhidos devem estar maduros, no ponto ideal para gerar um grão de qualidade e poder receber o título de Café Gourmet. Se o fruto estiver verde ou maduro demais, ainda assim é possível se produzir um bom café, mas não um gourmet. Durante o dia são revolvidos e à noite, “descansam”. Em ocasião de chuvas, devem ser cobertos, para que os grãos não se molhem. Se esses cuidados de secagem não forem tomados, os grãos poderão ficar manchados, comprometendo assim sua qualidade.

E agora chega a hora de se extrair o melhor do café. A extração deste café premium pode ser feita de diversas maneiras como em cafeteiras de filtro ou coador, cafeteira italiana (Moka), prensa francesa ou a tradicional máquina de café expresso que produz uma bebida mais cremosa e cheia de nuances.

O café gourmet existe a pouco mais que uma década no Brasil e, assim como em outros países, está tendo seu reconhecimento principalmente pelos brasileiros

Saiba a seguir, por que o café gourmet caiu no gosto dos brasileiros!

Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb