História do Barista

História do Barista

Quando falamos sobre café, sempre pensamos em degustar um bom café, um café delicioso, não é mesmo? Comentamos anteriormente que os cafés gourmet ou cafés especiais são feitos de forma diferenciada, atingindo assim um nível de qualidade excelente, excepcional. Existem pessoas que são tão apaixonadas por café que estudam a fundo essa deliciosa bebida brasileira; essas pessoas são os Baristas, especialistas profissionais em café.

Por volta do século XVI, as cafeterias reuniam pessoas que apreciavam um bom café, gostavam de escutar música, jogar xadrez ou gamão ou simplesmente gostavam de conversar. No século XVII, as cafeterias tornaram-se populares na Europa. Virou um local que reunia filósofos, poetas e artistas que falavam sobre os acontecimentos no mundo, especialmente sobre política. Já em 1739 havia 551 cafeterias em Londres. 

Na Itália, a primeira máquina de espresso foi inventada no começo do século XX e, no fim do século, o espresso tornou-se parte da vida dos italianos e da cultura do país. Hoje, um cuidado especial é dado ao café em cada passo da produção e esse cuidado é no mundo todo.

Vamos começar pelo significado da palavra “Barista”, que é de origem italiana assim como a profissão: no plural masculino = Baristi e feminino=Bariste. O Barista é um profissional especializado no preparo de cafés especiais como expressos, capuccinos e bebidas a base de café onde se utilizam licores, cremes, leite, e até mesmo outras bebidas alcoólicas. A diversidade é tanta nos dias de hoje, que nos são apresentados também deliciosos cafés gelados. Um bom Barista sabe extrair o melhor do café e deve ser conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento dos grãos, processos de torra e moagem, regiões produtoras, formas de manejo, elaboração do blend (mistura de sabores), entre outros. Aqui em São Paulo existem cursos profissionalizantes destinados àqueles que querem se especializar no assunto.

Assim como em toda profissão, existem equipamentos que são indispensáveis para a execução do trabalho de um Barista: polvilhador, leiteira, tamper, pincéis para limpeza da área de trabalho e do porta-filtro e uniforme básico – avental e protetor para o cabelo.

Um detalhe interessante é que na Europa e nos EUA esta profissão é masculina por excelência, mas aqui no Brasil o charme de servir os melhores cafés acabou atraindo e conquistando as mulheres também.

E claro que não poderia faltar um campeonato para selecionar os melhores Baristas do Brasil e do mundo. A ACBB Associação de Cafés e Baristas do Brasil foi fundada em 2005 e, até 2016, promoveu eventos e campeonatos nacionais. Atualmente a Associação Brasileira de Cafés Especiais é quem promove tais eventos que seleciona o melhor Barista brasileiro para representar o Brasil no World Barista Championship (WBC), competição internacional onde é avaliado o desempenho no sabor das bebidas, limpeza, criatividade, habilidade técnica e apresentação geral. A propósito, o Dia do Barista é comemorado dia 24 de maio, mesma data em que se comemora o Dia nacional do Café.

E que tal aprender como os Baristas fazem deliciosos cafés gourmet? Guardada as devidas proporções, até você pode fazer! Não perca nosso próximo post.

Agora que você já conhece a história do barista, profissional especialista em bebidas com café, sabia que na Coffee Show, ao alugar uma máquina de café, nossos clientes têm a garantia de instalação grátis, manutenção em até 24 horas, contrato sem fidelidade e troca de peças ou máquina sem custos em caso de defeitos?

Entre em contato conosco e solicite mais informações. Atenderemos você com o maior prazer! Aluguel de máquina de café para o preparo de um delicioso café gourmet é na Coffee Show!


Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb