Como preparar um delicioso Café Gourmet

Como preparar um delicioso Café Gourmet

E dando continuidade ao delicioso mundo do café, não poderíamos deixar de falar e até mesmo ensinar como preparar um saboroso Café Gourmet

Os baristas têm as técnicas que aprenderam para o preparo do Café Gourmet, assim como o de outras bebidas, com este ingrediente singular. Mas, nós também, guardada as devidas proporções, podemos preparar um delicioso café e até chamá-lo de gourmet. 

Como já mencionamos, o café gourmet é aquele que atinge um elevado padrão de qualidade e este padrão corresponde não somente ao seu cultivo, seleção de grãos e conservação, mas também ao modo de preparo e isto faz toda a diferença. Mas, isto não significa que seja difícil preparar um Café Gourmet... e não é, apenas requer cuidados especiais e um pouquinho mais de atenção.

Sabe aquela ideia de que as coisas mais simples da vida são as melhores e dão mais prazer e alegria? Então... é assim que você se sentirá ao preparar um Café Gourmet. Aliás, você pode tornar esse momento único, de relax, de puro prazer. Daqui para frente, nada de ferver a água e colocar sobre o pó tradicional que está no coador ou dissolver o café solúvel na água quente!!!

Existem várias formas de se preparar um café especial como o Gourmet, que mudam de acordo com os equipamentos, tempo de preparo e materiais utilizados. O mais comum e tradicional é o café de coador que você pode preparar em casa utilizando sempre grãos especiais; afinal é gourmet!!! Para uma melhor degustação e extração de aromas e sabores, invista na moagem média dos grãos. Ao coar, inicialmente coloque apenas um pouquinho da água fervida para umedecer o pó e em seguida, coloque o restante da água em movimentos circulares.

O expresso, outra forma de se preparar o café, acentua sua acidez. Para este tipo, a moagem fina é o mais ideal e há a necessidade de se ter uma máquina especifica para isso.

Para um café mais equilibrado, a prensa francesa é a mais indicada, assemelhando-se ao café de coador, porém com uma textura mais abrangente e sabor marcante. Neste caso, faz-se necessária a moagem mais grossa.

Se for preparar um café gourmet numa cafeteira italiana, a moagem do pó não poderá ser muito fina, pois em alguns casos o filtro acaba entupindo. Coloque o pó no porta-filtro da cafeteira sem que seja pressionado. Deixe em fogo baixo e aguarde o café fluir para a parte superior da cafeteira.

Lembre-se sempre que o ingrediente mais importante para a preparação de um delicioso Café Gourmet são os grãos Arábica 100% puros e de preferência torrados na hora ou há poucas semanas, garantindo assim sua qualidade e frescor. Opte por uma marca que tenha o selo da ABIC que concede pureza e qualidade ao café. O armazenamento também é importante e deverá ser feito em um recipiente hermético como frascos de vidros com vedação de borracha. Nunca refrigere ou congele os grãos de café; eles são porosos absorvendo umidade e odores de comida.

Não utilize água da torneira para preparar seu café, pois o cloro ali contido interfere no sabor e no aroma e nem água muito quente que poderá extrair compostos no café que são amargos e não agradáveis. O ideal é de 95ºC. No caso de querer utilizar filtros de papel, procure aqueles livres de oxigênio ou dioxina que também interferem no paladar. Uma última dica muito preciosa e que faz toda a diferença: ao degustar seu café não coloque açúcar ou adoçante, pois anulam todo o sabor do autêntico café.

Agora que você já sabe como preparar um delicioso café gourmet, sabia que na Coffee Show, ao alugar uma máquina de café, nossos clientes têm a garantia de instalação grátis, manutenção em até 24 horas, contrato sem fidelidade e troca de peças ou máquina sem custos em caso de defeitos?

Entre em contato conosco e solicite mais informações. Atenderemos você com o maior prazer! Aluguel de máquina de café para o preparo de um delicioso café gourmet é na Coffee Show!

Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb