Qual a diferença entre café gourmet, superior e tradicional?

Qual a diferença entre café gourmet, superior e tradicional?

Agora, que você já teve a oportunidade de saborear as receitas de Café Gourmet que postamos anteriormente, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e saber a diferença entre os cafés Gourmet, Superior e Tradicional!!

Tenho certeza que você não dispensa um bom café toda manhã, e até mesmo no decorrer do dia e sempre procura o que tem de melhor, sejam nas maravilhosas máquinas automáticas de café ou até mesmo nas cafeterias espalhadas pela nossa cidade. Isso porque o brasileiro prima não só pela qualidade, mas também gosta de variedade de aromas e sabores.

O Programa de Qualidade do Café (PQC) foi criado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) em 2005 para garantir a segurança alimentar e certificar o café torrado e moído, de acordo com alguns parâmetros de qualidade. Dois anos depois, através desse programa surgiram as categorias Gourmet, Superior e Tradicional, para classificar o produto. O PQC faz uma avaliação numa escala sensorial de 10 pontos; cada café analisado recebe uma nota segundo as seguintes características avaliadas no produto: tipo de café, aroma, corpo, sabor, moagem, torra e bebida. Um provador experiente e treinado é quem faz a avaliação da bebida. Quanto maior a nota do café, melhor ele é. Através desta avaliação o consumidor identifica a qualidade do café e a garantia de estar comprando exatamente o que a embalagem indica.

Entender as diferenças entre café gourmet, café superior e café tradicional ajuda o consumidor a escolher melhor a sua bebida. Confira a seguir as características de cada uma dessas categorias:

Café Tradicional


Café Superior

  • apresenta maior qualidade que o café tradicional 
  • sua nota deve estar entre 6 e 7
  • pode ter até 10% de defeitos no seu blend (mistura)
  • esses defeitos podem ser: grãos com defeito, verdes, pretos, passados ou ardidos
  • o café superior já é melhor que o tradicional, mas ainda não é 100% puro

Café Gourmet

  • feito com 100% de café de origem arábica
  • sua nota é superior a 7,3
  • não apresenta nenhum grão com defeitos
  • este tipo de café recebe total atenção desde o plantio 

Agora que você tem mais esse conhecimento sobre as diferenças dos tipos de café, já pode se considerar praticamente um expert e com isso, escolher aquele café que mais agradar o seu paladar!

Nosso próximo assunto será sobre os “Moedores de Grãos de Café” que você pode ter na sua casa; não perca!

Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb