Qual a diferença entre café gourmet, superior e tradicional?

Qual a diferença entre café gourmet, superior e tradicional?

Agora, que você já teve a oportunidade de saborear as receitas de café gourmet que postamos anteriormente, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto de cafés especiais. Você sabe a diferença entre os tipos de café das categorias gourmet, superior e tradicional? É o que vamos descobrir a seguir.


Tenho certeza que você não dispensa um bom café pela manhã, e até mesmo no decorrer do dia. Encontrar um café de qualidade passa por diversas variáveis incluindo os diferentes tipos de blend nas maravilhosas máquinas automáticas de café ou até mesmo nas cafeterias espalhadas pela nossa cidade. Isso porque o brasileiro prima não só pela qualidade, mas também gosta de variedade de aromas e sabores.

O Programa de Qualidade do Café (PQC) foi criado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) em 2005 para garantir a segurança alimentar e certificar o café torrado e moído, de acordo com alguns parâmetros de qualidade.

Dois anos mais tarde, através desse programa foram determinadas as categorias gourmet, superior e tradicional, para classificar o produto. O PQC faz uma avaliação numa escala sensorial de 10 pontos; cada café analisado recebe uma nota segundo as seguintes características avaliadas no produto: tipo de café, aroma, corpo, sabor, moagem, torra e bebida.

Um provador experiente e treinado é quem faz a avaliação da bebida observando elementos os elementos que determinam a classificação de cada café. Através dessa avaliação o consumidor pode ter a certeza da procedência do café e a garantia de estar comprando o produto exatamente como a embalagem indica.

Características do café gourmet, superior e tradicional

Entender as diferenças entre café gourmet, café superior e café tradicional ajuda o consumidor a escolher melhor a sua bebida. Confira a seguir as características de cada uma dessas categorias:

Café tradicional

- Apresenta qualidade mínima aceitável para receber o selo de “Tradicional”
- Sua nota deve estar entre 4, 5 e 6
- Pode ter até 20% de defeitos no seu blend (mistura)
- Esses defeitos podem ser: grãos com defeito, verdes, pretos, passados ou ardidos
- O café tradicional é um bom café, mas distante dos níveis de pureza e qualidade.

Café superior

- Apresenta maior qualidade que o café tradicional
- Sua nota deve estar entre 6 e 7
- Pode ter até 10% de defeitos no seu blend (mistura) incluindo grãos imperfeitos, verdes, pretos, passados ou ardidos
- O café superior já é melhor que o tradicional, mas ainda não é 100% puro

Café gourmet

- Feito com 100% de café de origem arábica
- Sua nota é superior a 7,3
- Não apresenta nenhum grão com defeitos
- Este tipo de café recebe total atenção desde o plantio

Agora que você tem mais esse conhecimento sobre os diferentes tipos de café, já pode se considerar praticamente um expert e com isso, escolher aquele café que mais agradar seu paladar!

Você já pensou em ter um moedor de café na sua casa? Esse será o tema do nosso próximo artigo. Enquanto isto, se precisar alugar uma máquina de café, conte com a Coffee Show. Estamos no mercado de locação de máquinas multibebidas há mais de 20 anos oferecendo qualidade superior em produtos e serviços prestados, garantia para todos os equipamentos que alugamos e outros benefícios como instalação grátis, manutenção técnica em 24 horas.

Efetuamos sem custo algum para o cliente trocas de peças ou substituição de máquina que apresente defeito. E não custa lembrar: trabalhamos com café de qualidade das categorias tradicional superior e gourmet.

Entre em contato conosco e solicite mais informações. Atenderemos você com o maior prazer! Aluguel de máquina de café para o preparo de um delicioso café gourmet é na Coffee Show!

Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb