Consumo de café gourmet na primavera

Consumo de café gourmet na primavera

Como vimos recentemente aqui no blog, o Brasil é o maior exportador de café do mundo e o maior produtor do café tipo arábica - diga-se de passagem, o melhor grão de café. Agora, com a chegada da primavera, vamos descobrir como a nova estação pode influenciar no consumo de café gourmet.

É sabido que as mudanças climáticas provocam alterações diversas em todo o mundo. Entre o final de 2013 e 2014, quando prevaleceram as condições do fenômeno meteorológico La Niña, provocando estiagens prolongadas no período chuvoso, o impacto sobre a produção do café tipo arábica brasileiro, por exemplo, foi severo.

Sabemos que no Brasil “em se plantando, tudo dá” e com o café não é diferente. Entretanto, embora os cafezais brasileiros produzam o ano todo, as condições de produção estão sujeitas às variações características de cada estação. Temperaturas mais elevadas, por exemplo, impactam diretamente no tempo de maturação dos grãos.

Na primavera, as principais características são o aumento da temperatura como um todo no Brasil e também o começo da época chuvosa nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Por se tratar de uma estação de transição entre as estações secas e chuvosas, o período é de baixa previsibilidade de fenômenos atmosféricos.

Regiões de clima tropical úmido, com temperaturas amenas, é ambiente propício para plantação de café tipo arábica. Temperaturas elevadas influenciam no crescimento, nos processos fisiológicos e na produtividade do cafeeiro. Podem, também, encurtar o ciclo da planta, provocando maturação precoce e comprometimento da qualidade dos grãos.

A secagem do café, principalmente nos terreiros, é uma etapa importante para aumentar a produção do café de melhor qualidade, no caso o tipo arábica. É importante observar o ponto de maturação dos frutos na colheita e a movimentação dos cafés nos terreiros, principalmente nos primeiros dias, evitando assim, fermentações indesejáveis. Todo cuidado é pouco na hora da colheita do café, mesmo assim, o clima é importante para a qualidade do grão, elemento decisivo para classificar um café gourmet.

O que será que esta primavera reservará para as plantações de café? Será que a chuva vai chegar na hora certa? Será possível plantar e colher um delicioso café gourmet?

Especialistas afirmam que com uma análise do tempo para 15 dias o produtor pode melhorar sua tomada de decisão dentro do campo e diminuir os impactos das condições previstas para a cultura do café. Independentemente do que acontecer, tenha a certeza de que, ainda que a produção de grãos de café diminua, o consumo dos brasileiros não diminuirá porque o brasileiro ama café!

Agora que você já sabe sobre a influência das estações mais quentes no desenvolvimento do café, saiba que na Coffee Show, ao alugar uma máquina de café, nossos clientes têm a garantia de instalação grátis, manutenção em até 24 horas, contrato sem fidelidade e troca de peças ou máquina sem custos em caso de defeitos?

Entre em contato conosco e solicite maiores informações. Atenderemos você com o maior prazer! Aluguel de máquina de café para o preparo de um delicioso café gourmet é na Coffee Show!

Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb