Café em grãos: conheça os diferentes tipos e blends de café

Café em grãos: conheça os diferentes tipos e blends de café

O café brasileiro é um produto muito rico na diversidade de sabores que pode nos proporcionar. Há quem aprecie uma bebida mais forte, há quem goste de um sabor mais delicado. Seja como for, há opções para todos os gostos. E essa diversidade de café em grãos é pronunciada a partir dos diferentes tipos e blends de café.

Por falar em blends de café, vamos começar pelo significado da palavra “blend”. A palavra “blend” vem do inglês e se traduz como “mistura”. Pode ser uma mistura de grãos de café de diferentes regiões, grãos de diferentes tipos e espécies de café que misturam café do tipo arábica com tipo robusta.

E você sabe porque razão se fazem os blends de café? O processo é realizado para equilibrar os cafés para que um tipo de grão complete o sabor e outros atributos que o outro tipo não oferece. Com a diversidade existente de grãos, a possibilidade de se fazer misturas é muito grande, o que favorece o surgimento de sabores únicos e marcantes.

Quando a mistura é de grãos de diferentes regiões pode-se fazer, por exemplo, um blend de um café das montanhas capixabas com um café da mogiana paulista. Um blend de diferentes espécies bastante conhecido é o do café arábica com o café robusta: o grão arábica concede delicadeza ao café, enquanto o robusta, concede corpo.

Percebeu os benefícios de um blend? A mistura de grãos gourmet é realizada de forma a resultar em uma bebida completa e agradável ao paladar e olfato, utilizando as melhores qualidades de cada grão para esse objetivo.

Vale lembrar que um blend não é melhor nem pior que um café de origem única ou “single origin”, como também é conhecido. Outra coisa importante é que durante a criação de um blend não necessariamente são usadas partes iguais dos cafés escolhidos e nem há limite de variedade. O que os blends têm em comum é que todos os grãos utilizados são torrados separadamente e misturados apenas após a moagem. Isso acontece porque cada tipo de café tem um ponto particular de torra.

Você também pode fazer um blend só com grãos arábica; este blend é conhecido como “Dupier”. Pode-se, ainda, fazer um blend para criar um café exclusivo, ou seja, uma assinatura ou carro-chefe de uma marca ou até mesmo criar blends específicos para máquinas de cafés. Os melhores blends são feitos com até cinco ou seis diferentes tipos de cafés de origem.

E falando em diversidade do café, temos uma boa notícia para você: além das nossas máquinas de café e multibebidas a Coffeshow também fornece os mais diversos insumos para esses tipos de máquinas para que você possa criar o seu blend. Estamos no mercado há mais de 20 anos oferecendo o que há de mais moderno nesse segmento – e com preço muito acessível.

Agora que você já conhece os diferentes tipos e blends de café, saiba que a Coffee Show é uma empresa focada na locação de máquinas de café e multibebidas para o preparo de cafés personalizados.

Entre em contato conosco e solicite mais informações. Atenderemos você com o maior prazer! Aluguel de máquina de café para o preparo de um delicioso café gourmet é na Coffee Show!

Coffe Show - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PlanoBWeb